sábado, 12 de março de 2011

Pronunciamento de Posse do secretário de cultura Luciano Lub em 16 de fevereiro de 2011


Não há cultura sem arte, mas a arte é apenas uma das diversas formas de expressão de nossa cultura.

Cultura é visão de mundo, e é através dela que nós nos inserimos no mundo. É através da cultura que se dá a formação do sujeito e da sociedade. É pela cultura que nos identificamos, nos relacionamos com o outro e construímos nossa cidade. Através dela nos comunicamos e expressamos a essência maior de nossas almas. Pela cultura promovemos cidadania.

É por isso que a Secretaria da Cultura deve transitar por todas as esferas da vida de Osasco. Seja no interior do poder público, nas entidades, no seio da sociedade civil e, principalmente, nos corações e mentes dos indivíduos.
Quando dizemos Secretaria da Cultura, é porque acreditamos que o órgão deve estar a serviço da cultura, e nunca pautá-la.

Nossa atuação à frente da Pasta será ativa no apoio às Artes, à construção da Identidade Cultural, à preservação da Memória e no Incentivo à criatividade e à Economia da Cultura.

Teremos como nossas diretrizes de trabalho o conteúdo do Projeto Osasco 50 Anos e o Programa de Governo do Prefeito Emidio de Souza, construídos, ambos, através do saudável exercício da democracia e da participação popular, que estarão presentes também no dia-a-dia da Secretaria.

Nosso trabalho também será pautado pela política de parcerias com todas as esferas de governo, iniciativa privada e sociedade civil. Em especial, com as demais secretarias da prefeitura, que sempre demonstraram boa vontade para conosco e para quem quero pedir apoio neste momento. Poderemos alcançar grandes avanços junto à Educação, Esporte, Meio Ambiente, Assistência e Promoção Social, Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, Saúde, enfim, com todos os órgãos responsáveis pela grande tarefa de proporcionar melhor qualidade de vida para a população de nossa cidade.

Afirmamos nosso compromisso com a democratização do uso dos espaços – adotando a lógica de editais públicos para sua ocupação – com garantia de acesso à produção local, além da atuação incisiva na formação de público para as mais diversas linguagens de expressão artística.

Quanto aos marcos legais, que assumiremos como elementos fundadores da política a ser implantada, defendemos a imediata composição do Conselho Municipal de Política Cultural, com caráter deliberativo e participação efetiva da sociedade civil; a também imediata regulamentação do Fundo Municipal de Apoio a Cultura e a criação da Lei de Incentivo. Para isso, peço aos nobres vereadores que avaliem com muito carinho as propostas que serão encaminhadas à Câmara nas próximas semanas com esse objetivo.

No que se refere às ações que adotaremos em nossa gestão, anunciamos a retomada da Feira de Artes, a ampliação da Madrugada Cultural, o Canto de Julho e o Festival de Curtas de Teatro (FECT) com novo formato ampliado, a Descentralização das atividades das artes cênicas, plásticas, literárias e musicais e das expressões culturais populares e folclóricas, a Construção de políticas para as áreas cineclubismo, bibliotecas e demais acervos, a definição de políticas para preservação da memória e a continuidade de experiências exitosas, como a Quinta Dançante, oficinas de produção cultural, entre outras.
A Escola de Artes também será tratada com muito carinho, e os grandes profissionais que lá trabalham serão chamados para contribuir com a construção dessa nova etapa. O mesmo em relação ao Museu de Osasco, à Biblioteca e ao Teatro Municipal. Todos esses órgãos devem ser vistos não como prédios, mas sim, como instituições.

Da mesma forma, daremos total apoio institucional ao Projeto Veredas, ao Projeto Guri e ao Núcleo Sebastian, além das mais variadas escolas, associações e academias que promovem a arte e a cidadania.

Queremos afirmar nosso total respeito e acolhimento aos artistas da cidade. Devemos nos preocupar sempre com o princípio criativo da arte, com a elaboração de projetos e com a formalização de empreendimentos, pois os artistas são, acima de tudo, trabalhadores.

Aos servidores da Secretaria da Cultura, queremos também afirmar nosso respeito pelo seu trabalho, e anunciar que todos serão chamados ao diálogo e à construção conjunta de soluções, com a constante preocupação com a valorização do serviço público e com a formação continuada dos profissionais. À nossa equipe que chega, desejo muita sabedoria, perseverança e solidariedade.

Quero também afirmar aqui nosso profundo respeito por  todo o trabalho que foi desenvolvido na área da Cultura durante os 49 anos de nossa cidade, e convidamos a todos para que continuem participando da construção dessa bela história.

Nosso maior objetivo será o de fazer com que a cultura esteja efetivamente presente no cotidiano de nossa cidade.

À toda a equipe da Secretaria de Serviços Municipais, em nome da companheira Amanda Marques Pinheiro Rossi, meu mais sincero agradecimento.
Ao prefeito Emidio, mais uma vez, muito obrigado pela confiança.
À minha família e meus amigos, agradeço por compreenderem minha ausência. Minha mãe D. Nice, Janine, Laura e Sofia.

Por fim, gostaria de pedir que os aplausos que se seguirem ao meu pronunciamento sejam destinados a dois companheiros que não estão aqui fisicamente, mas cujas presenças podem ser sentidas agora com muita força: Rose Lima e Inácio Gurgel.
Muito obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário